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EQUIPAMENTO ESCOLAR
_ Pai! O material não tá completo não.
_ O quê? Se eu já comprei livros, apostilas, caderno, pasta, caixa de lápis de cor, lápis preto, esferográfica, borracha mole, borracha dura, régua, compasso, clipe, apontador, tudo novo, novinho, por que o material do ano passado está superado, como é que não está completo?
_ Cê esqueceu do gravador.
_ Esqueci nada, rapaz. Vi o gravador na lista e achei que era piada. Vocês gostam de brincar com a gente.
_ Brincadeira tem hora, pai. Tô precisando do gravador.
_ Verdade?
_ Lógico. A turma toda vai de gravador, só eu que dou uma de palhaço?
_ Nunca me constou que a característica do palhaço é não levar um gravador na mão.
_ A tiracolo, pai, com alça. Tem um modelo japonês, levinho, muito bacana. Também se leva na sacola.
_ Então você quer aparecer no colégio portando gravador porque está na moda, pois não?
_ Cê não entendeu lhufas. Gravador faz parte do equipamento escolar moderno.
_ Começo a perceber. O professor fala, você grava. Então vamos jogar na lixeira esses cadernos, esses lápis, essa parafernália inútil.
_ Para... o quê?
_ Fernália. Uma palavra que não existe mas que se aplica neste caso.
_ Taí, dessa eu gostei. Como é que se escreve?
_ Não interessa. Basta você gravar, quando tiver gravado. Até lá me explica direito como é a aula com gravador.
_ Seguinte. A gente liga, o professor começa o garganteio, a fita vai gravando, e...
_ E o quê?
_ A gente pensa noutra coisa, né?
_ Entendi. Não há necessidade de estar atento ao professor, porque o gravador presta atenção para você. Certo?
_ Mais ou menos. O grilo é que a gente tem de prestar atenção no gravador da gente, senão de repente ele solta uma faixa de Billy Cohbam, e aí é uma zorra global, entende?
_ Entendo. Billy Cohbam não é autor recomendado pelo Cesgranrio.
_ Por isso não. É que numa hora dessas, a turma ataca de Pink Floyd ou de Mahavisshnu e a aula acaba sem a gente escutar um som legal, de tanta zoeira.
_ Então, o uso do gravador na aula é muito inconveniente, filho. Baralha as músicas que vocês adoram. Preferível não levar gravador e deleitar-se com as músicas fora do colégio.
_ Delei... o quê? Cês têm um papo esquisito. Mas eu saquei: cê não tá querendo comprar o gravador, e sem ele me passam pra trás.
_ Não é isso. Queria que a aula de vocês fosse bem musical, e nem a voz do professor atrapalhasse, mas vejo que isto é impossível.
_ Tou vendo. Mas olha aí. Mesmo com gravador, o material ainda tá faltando.
_ Não me diga.
_ Esqueci de botar na lista a minicalculadora. Faz uma falta desgraçada na aula de Matemática. Beto já comprou a dele, Heleno também, Miquinha também.
_ Pelo que vejo, o Brasil contará com grandes matemáticos no futuro.
_ Tá debochando? Sem calculadora, como é que a gente vai calcular? Resolver um problema ouriçado?
_ No meu tempo...
_ Seu tempo já era. Não tinha calculadora, como é que cês iam precisar de calculadora?
_ Talvez você tenha razão. Era um tempo muito mal equipado. Pior: nem equipado era.
_ Viu? Gosto quando você reconhece a verdade. Mas tem mais. Ta faltando o principal.
_ Um helicóptero, imagino.
_ Não. Um minicomputador. Tem aí um modelo escolar que é jóia. Não pesa muito na mochila, é um barato, vou-te-contar. Sem minicomputador não posso aparecer no colégio, fico desmoralizado!
Os dias lindos – Carlos Drumond de Andrade
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO:
1. Qual o assunto do texto?
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2. Complete o esquema:
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O material escolar do menino ___________________________________________
se constitui de ........................ ___________________________________________
___________________________________________
3. Você acha que o pai do garoto está falando sério quando diz que vai jogar todo o material inútil na lixeira? Por quê?
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arque com X as afirmações que estão de acordo com o texto:
O filho pertence ao grupo de:
(a) jovens que usam muita gíria.
(b) jovens que ouvem muita música.
(c) pessoas que querem estar sempre na moda.
(d) estudantes que estão sempre dispostos a manter a maior atenção na sala de aula.
(e) estudantes com excelentes conhecimentos do vocabulário de nossa língua.
5. Assinale com X as alternativas que estão de acordo com o texto:
O pai do garoto se revela:
(a) brincalhão, bem-humorado (c) sem autoridade, sem energia
(b) severo, de poucas palavras (d) mal-humorado, sério
6. Você acha que existe muita distância entre o pai e o filho, ou ambos são bem amigos?
Justifique com exemplos do texto:
___________________________________________
O pedido do filho caracteriza: (Assinale apenas uma alternativa)
(a) renovação dos métodos de ensino (b) a exigência das escolas de hoje
(c) o progresso da época (d) a falta de consideração dos jovens de hoje
8. O diálogo entre o pai e o filho é:
(a) desagradável (b) amigável (c) grosseiro (d) violento
9. Explique o significado das expressões abaixo:
a) Dar as caras - ______________________________________________________
b) Dar duro - ____________________________________
c) Dar galho - __________________________________
d) Dar mancada - ___________________________________
e) Dar uma dentro - ___________________________________
f) Não entender bolhufas - _____________________________________________
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SIMULADO DO SARESP 5ºANO
Há 9 anos
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