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Nosso mundo é constituído de sonhos. de muito cαrinho e αmizαde, e de, sobretudo, de αmor. Um αmor imenso com todos os seres que vivem nele

sexta-feira, 28 de maio de 2010

aula do dia 23-02-10 criar uma Avaliação escrita

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EQUIPAMENTO ESCOLAR


_ Pai! O material não tá completo não.

_ O quê? Se eu já comprei livros, apostilas, caderno, pasta, caixa de lápis de cor, lápis preto, esferográfica, borracha mole, borracha dura, régua, compasso, clipe, apontador, tudo novo, novinho, por que o material do ano passado está superado, como é que não está completo?

_ Cê esqueceu do gravador.

_ Esqueci nada, rapaz. Vi o gravador na lista e achei que era piada. Vocês gostam de brincar com a gente.

_ Brincadeira tem hora, pai. Tô precisando do gravador.

_ Verdade?

_ Lógico. A turma toda vai de gravador, só eu que dou uma de palhaço?

_ Nunca me constou que a característica do palhaço é não levar um gravador na mão.

_ A tiracolo, pai, com alça. Tem um modelo japonês, levinho, muito bacana. Também se leva na sacola.

_ Então você quer aparecer no colégio portando gravador porque está na moda, pois não?

_ Cê não entendeu lhufas. Gravador faz parte do equipamento escolar moderno.

_ Começo a perceber. O professor fala, você grava. Então vamos jogar na lixeira esses cadernos, esses lápis, essa parafernália inútil.

_ Para... o quê?

_ Fernália. Uma palavra que não existe mas que se aplica neste caso.

_ Taí, dessa eu gostei. Como é que se escreve?

_ Não interessa. Basta você gravar, quando tiver gravado. Até lá me explica direito como é a aula com gravador.

_ Seguinte. A gente liga, o professor começa o garganteio, a fita vai gravando, e...

_ E o quê?

_ A gente pensa noutra coisa, né?

_ Entendi. Não há necessidade de estar atento ao professor, porque o gravador presta atenção para você. Certo?

_ Mais ou menos. O grilo é que a gente tem de prestar atenção no gravador da gente, senão de repente ele solta uma faixa de Billy Cohbam, e aí é uma zorra global, entende?

_ Entendo. Billy Cohbam não é autor recomendado pelo Cesgranrio.

_ Por isso não. É que numa hora dessas, a turma ataca de Pink Floyd ou de Mahavisshnu e a aula acaba sem a gente escutar um som legal, de tanta zoeira.

_ Então, o uso do gravador na aula é muito inconveniente, filho. Baralha as músicas que vocês adoram. Preferível não levar gravador e deleitar-se com as músicas fora do colégio.

_ Delei... o quê? Cês têm um papo esquisito. Mas eu saquei: cê não tá querendo comprar o gravador, e sem ele me passam pra trás.

_ Não é isso. Queria que a aula de vocês fosse bem musical, e nem a voz do professor atrapalhasse, mas vejo que isto é impossível.

_ Tou vendo. Mas olha aí. Mesmo com gravador, o material ainda tá faltando.

_ Não me diga.

_ Esqueci de botar na lista a minicalculadora. Faz uma falta desgraçada na aula de Matemática. Beto já comprou a dele, Heleno também, Miquinha também.

_ Pelo que vejo, o Brasil contará com grandes matemáticos no futuro.

_ Tá debochando? Sem calculadora, como é que a gente vai calcular? Resolver um problema ouriçado?

_ No meu tempo...

_ Seu tempo já era. Não tinha calculadora, como é que cês iam precisar de calculadora?

_ Talvez você tenha razão. Era um tempo muito mal equipado. Pior: nem equipado era.

_ Viu? Gosto quando você reconhece a verdade. Mas tem mais. Ta faltando o principal.

_ Um helicóptero, imagino.

_ Não. Um minicomputador. Tem aí um modelo escolar que é jóia. Não pesa muito na mochila, é um barato, vou-te-contar. Sem minicomputador não posso aparecer no colégio, fico desmoralizado!

Os dias lindos – Carlos Drumond de Andrade



INTERPRETAÇÃO DE TEXTO:



1. Qual o assunto do texto?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



2. Complete o esquema:

___________________________________________

O material escolar do menino ___________________________________________

se constitui de ........................ ___________________________________________

___________________________________________



3. Você acha que o pai do garoto está falando sério quando diz que vai jogar todo o material inútil na lixeira? Por quê?

_____________________________________________

arque com X as afirmações que estão de acordo com o texto:

O filho pertence ao grupo de:

(a) jovens que usam muita gíria.

(b) jovens que ouvem muita música.

(c) pessoas que querem estar sempre na moda.

(d) estudantes que estão sempre dispostos a manter a maior atenção na sala de aula.

(e) estudantes com excelentes conhecimentos do vocabulário de nossa língua.



5. Assinale com X as alternativas que estão de acordo com o texto:

O pai do garoto se revela:

(a) brincalhão, bem-humorado (c) sem autoridade, sem energia

(b) severo, de poucas palavras (d) mal-humorado, sério



6. Você acha que existe muita distância entre o pai e o filho, ou ambos são bem amigos?

Justifique com exemplos do texto:

___________________________________________

O pedido do filho caracteriza: (Assinale apenas uma alternativa)

(a) renovação dos métodos de ensino (b) a exigência das escolas de hoje

(c) o progresso da época (d) a falta de consideração dos jovens de hoje



8. O diálogo entre o pai e o filho é:

(a) desagradável (b) amigável (c) grosseiro (d) violento



9. Explique o significado das expressões abaixo:



a) Dar as caras - ______________________________________________________

b) Dar duro - ____________________________________

c) Dar galho - __________________________________
d) Dar mancada - ___________________________________

e) Dar uma dentro - ___________________________________

f) Não entender bolhufas - _____________________________________________


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